Pseudo-Código Online / Portugol Online

Iniciei essa aventura depois de ver a dificuldade da minha professora de Lógica de Programação, em ensinar usando as ferramentas disponíveis hoje em dia, por exemplo, existe uma linguagem de programação nacional que é usada para o ensino para adultos chamada Portugol, se utiliza a ferramenta VisuAlg para ensina-la, ate aí tudo está ótimo, vamos pra prática?

Problemas e problemas

O VisuAlg é excelente, mas por ser uma ferramenta antiga, e sem muitas atualizações, tem alguns Bugs que levam a perda de tudo o que o aluno está fazendo, com travamentos e problemas constantes.

Mas como resolver?

Tentar modernizar a ferramenta e corrigir os bugs seria um trabalho enorme, como eu estava carente de um hobby, resolvi recriar a linguagem de programação e fazer um site que se possa executar os códigos online, sem downloads, sem dificuldades, e sem travamentos.

Assim nasceu o Pseudo-Código Online que é opensource e tem seu código no GitHub, iniciei a criação de um interpretador bem simples da linguagem Portugol, sem nenhuma pretenção de desempenho, apenas com o foco de ser o mais simples possível, e o código ser até aproveitado como um material em portugues de um exemplo de funcionamento de um interpretador básico.

Ainda há limitações da capacidade deste interpretador, que devem ser solucionadas em breve, como por exemplo formulas matemáticas mais complexas não são suportadas.

Mas com isso quer desaparecer com o VisuAlg?

Jamais, esse projeto é apenas por diversão, o VisuAlg é uma referência no ensino de programação a muito tempo, e assim continuará, este projeto é somente como uma forma alternativa para pessoas que não utilizam Windows ou mesmo utilizam processadores ARM em suas maquinas e não conseguem de forma decente rodar o VisuAlg.

Inté =)